• Ana Margonato

A maternidade e seus ciclos...

A maternidade te leva de forma abrupta e sem aviso prévio a um profundo conhecer-te que em muitos momentos fica difícil de se achar.

Muitos dizem que você se encontra na maternidade, mas tenho conhecido tantas versões minhas que não sabia se quer que existiam, que não acredito que seja um reencontro, mas um conhecer e reconhecer.


Não poderia deixar de falar das pedrinhas no caminho, é difícil reconhecer em uma sociedade que já lhe entrega papéis prontos a serem exercidos, sem direito a reinventar (sim, fazer de forma diferente tem um preço bem alto na maioria das vezes). Ser mãe é :.... É aí vem aquela lista gigante do que se espera que uma mãe faça para que não seja punida e em sua grande maioria o abdicar-se de si mesma é o pré requisito.


Antes de ser um ser humano, ela é a mãe, e com tantas atribuições e qualidades que devem ser direcionadas à outra pessoa realmente fica difícil o conhecer e reconhecer desta mãe.


É extremamente comum ouvir de mulheres que se tornaram mães que não se acham mais além da maternidade, que não conseguem identificar o que lhes faz pulsar, que lhes deixam felizes, pois pensar em si como mulher e não como mãe, parece bem egoísta.


É uma construção social tudo isso, sabemos, e ir contra esse papel da mulher que antes de mais nada é a mãe, é tarefa difícil, pois vai contra toda a estrutura estabelecida para que estejamos exatamente onde é "nosso lugar". Portanto, mulheres e mães, não se deixem levar pela culpa e cobranças dos papéis que lhes são impostos, sempre acharão defeito no nosso maternar, não importa o quão seja o esforço!


Seja a mulher que queira ser, se conheça e reconheça, descubra o que te faz feliz como ser humano e coloque em prática!! Tire um tempo pra você dentro das possibilidades da sua rotina, se priorize!!! Não existe nada mais potente do que uma mulher que se vê, se respeita e se dá o direito de lhe ter amor.


Sejamos mãe, mas também sejamos só nós mesmas, mulheres que buscam se reconhecer e construir suas novas versões.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo